quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O tratamento






Meu nome é Gabriela, tenho 17 anos usava colete Milwaukee desde Dezembro de 2008.
Meu twitter é @gabimachado445 
PRIMEIRA AVALIAÇÃO MÉDICA
.Tenho diagnosticado escoliose dupla acentuada com 27 graus de curvatura. Devido a escoliose acabei tendo uma de minhas pernas encurtada em 1,4 cm.

O TRATAMENTO
.
Na época em que descobri que teria que usar um colete, como moro em uma cidade pequena, não sabia como seria, pois nunca havia visto alguém usando. Isso dificultou muito as coisas.


No começo foi muito confuso, principalmente pelo fato das pessoas ficarem me olhando e perguntando o tempo todo mas depois fui sabendo lidar com esta situação.
Junto com o colete vieram as fisioterapias e o R.P.G (Reeducação Postural Global). Aí as coisas começaram a mudar. Acabei amando a fisioterapia, onde hoje decidi torná-la minha profissão no futuro.
No começo achei que seria o fim do mundo, mas depois fui me acostumando e hoje quero ajudar as pessoas que estão confusas e precisam de uma opinião de quem já passou pelo início do problema, como é meu caso.

Faço 3 sessões de fisioterapia e 2 sessões de R.P.G. por semana. Meus fisioterapeutas Dr. Edmilson e Drª Luiza, e meu errepegista Dr. Marcelo além de cuidarem de meu físico possuem também uma grande capacidade em cuidarem de meu psicológico. Adoro eles.
Meu médico ortopedista Dr. José Paulo é muito bom também. No começo eu queria matar ele quando disse que eu teria que usar o colete, mas a cada dia que passa vejo o quanto é necessário.


Meus pais ficam no meu pé mas também me paparicam para me ver melhor. Já estou sentindo melhoras importantes nas costas mas sinto uma dor nos joelhos que acho que terei que cuidar no futuro. Agora vou cuidar da coluna. Depois vamos ver o resto.
Além de minha família vir me ajudado muito, meus amigos, professores e até os funcionários da escola também fazem parte dessa história. Todos ajudaram e ajudam a ver meu problema de outra maneira, na brincadeira e na descontração. É nessas horas que vemos quem são nossos “verdadeiros amigos”.
O verdadeiro objetivo de publicar minha experiência foi para ajudar as pessoas que estão passando pelo mesmo problema e estão tão confusas como eu fiquei.
.
Boa saúde
SEGUNDA AVALIAÇÃO MÉDICA


(Meus pais) - Agradecemos a todos que nos acompanham no tratamento da Gabí e temos grandes novidades: Em retorno no médico ortopedista em 17/07/2009, 8 meses após início do tratamento, e após analise e testes como também os exames radiológicos, foi constatado excelentes resultados. A medida da perna saiu de 1,4 cm de diferença para 0,9 cm. Também, o grau de escoliose saiu de 27 graus e veio para 18 graus.
.
Eis aí nossa alegria pelo resultado do tratamento que envolve médicos, fisioterapeutas, amigos, familiares e principalmente a força determinante da Gabí. Isso só prova sua capacidade de superar limites minha filhota. Papai te ama muuuuiiiiitttttooooo.

Beijo a você e a todos que nos acompanham.
.
TERCEIRA AVALIAÇÃO MÉDICA

(Meus pais): Nesta fase - 12 meses após o início do tratamento - não temos muito o que comemorar. Nem mesmo os GRAUS de escoliose que foram identificados no começo do tratamento estão batendo. Ora eram 27, ora 25, ora, ora, ora. Algo está muito errado com todo o processo e como costumamos dizer, "NÃO NASCEMOS ONTEM, E NEM TÃO TONTOS ASSIM SOMOS". Isso é uma forma de dizermos o quão estamos decepcionados com o pouco caso em que nossa filha vem sendo tratada. "Nada é feito de graça, tudo é pago". Mesmo assim é muito triste ouvirmos nossa menina murmurar "estar sendo tão mal assistida". Uma criança dizendo isso. "Nem tudo que reluz é ouro".

VIDA NOVA

Outros médicos, outra forma de exames, outro tudo.
Resolvemos colocar um ponto final na incompetência de pessoas que passam a vida enganando pessoas. Por nós obtiveram lucro, por DEUS, aí a coisa é outra. Que DEUS abençoe suas consciências.....

Daqui para frente é vida nova para nossa filhota e para nós.

Papai João Batista e mamãe Marjori


Experiência nova!  - 19 AGOSTO 2010
.
Depois de quase 10 meses de tratamento parado, esperando o médico anterior cumprir com a promessa de uma nova técnica, uma chamada de SOHIER, e lógico que não cumprindo mais uma vez, enfim troquei de médico e tive minha primeira consulta no dia 19 de agosto de 2010.

O médico chama-se Dr. José Carlos Conte (São José do Rio Preto SP) que me deixou super segura e confiante com o novo tratamento. Sem conversinha fiada, ele me passou os seguintes exames para fazer: Raio-X da Coluna Total e da Bacia; Ultrassom; Escanometria; Baropodometria (para palmilha Valenti computadorizada). O médico anterior somente havia pedido Raio-X da Coluna e Escanometria.


Dr. Conte disse que ele teria que ver os exames antes de concluir qualquer diagnóstico, mas ele disse também que dependendo do resultado do meu exame de crescimento, se eu já ouvesse parado de crescer não adiantaria mais usar o colete, só seria um sofrimento há mais, por que minha coluna já estaria totalmente desenvolvida, então não mais haveria retrocesso e nem aumentaria escoliose e, com isso, ao invés do uso do colete eu continuaria com os R.P.G´s, com a fisioterapia e mais as seções de Pilates com Osteopatia. Sobre esporte, deverei praticar natação ou outro que não tenha que abaixar ou pegar peso.

Fiquei 18 meses sem praticar nenhum tipo de esporte e o doutor Conte disse que nunca poderia ter feito isso, porque quem tem escoliose deve praticar esportes que não pegue peso e nem fique agachando muito, mas que musculatura se fortalecendo completaria um ajudando o outro. Sem os exercícios físicos, todos os músculos de meu corpo começaram a ficar fracos.

Comecei a ter problemas no joelho e depois no tornozelo por isso. Hoje faço o tratamento na coluna, no joelho e no tornozelo. “É necessário manter a musculatura do corpo em atividade para que, com o colete, este corrigiria a postura”, disse. Disse também que posso praticar basquete, vôlei, caminhadas e natação, tudo com cuidado, mas posso praticar. O tratamento agora é para prevenir possíveis dores futuras, e que eu tenho que trabalhar bastante os músculos do abdome também. Ensinou-me que, mesmo quando eu usava colete, deveria ter sido orientada a trabalhar com os músculos do meu corpo da seguinte forma: contrair e relaxar, contrair e relaxar, que assim estaria trabalhando sem muito forçar. Disse que não adianta ter as vértebras sendo corrigidas e toda a musculatura que sustenta elas fracas. Não haveria assim força para manter a correção.

Com o resultado dos exames que saíram no dia 10/09/2010, devo crescer ainda algo em torno de 0,5 a 1 cm, então o colete já foi “descartado” e a única forma de preparar minha coluna para o futuro serão R.P.G, fisioterapia e mais as seções de Pilates e Osteopatia (Pilates com aparelhos) e Osteopatia, ambas combinada também com Fisioterapia.
Conheci um fisioterapeuta de Rio Preto (Dr. Hérick - da Clínica Espaço A – Equilíbrio e Bem estar) que é fera. Fiz avaliações com ele e estou muito confiante com esse novo tratamento, e ansiosa também para começar a ver os resultados.

“Quero minha vida de volta”
.
Hoje tenho parentes e pessoas que nem conheço que falam que “EU NÃO FIZ O TRATAMENTO CERTO”. Só eu e meus pais sabemos o quanto foi difícil desde o começo e depois ouvir um “certo médico do passado” falar que todo mundo estava errado, eu, meus pais, os fisioterapeutas, o clima, a escola, o prefeito, o presidente da república, etc..
.
Mas eu nunca desistindo, sempre pronta pra uma próxima!
.
Vejam as dicas e fique sempre alerta com o seu tratamento, pesquise e tire duvidas com diversos médicos e fisioterapeutas.
Isso é muito bom para uma melhora de verdade, e não para uma ilusão.
Se cuidem e não desistam! Se sua coluna não voltar no lugar como você queria que fosse, não fique triste, pois existem coisas muito piores do que a escoliose. Somos bonitas de qualquer jeito, com colete ou sem colete, com escoliose ou sem escoliose. Somos bonitas em nosso olhar, em nosso amor, em nossa forma meiga de ser, e ao mesmo tempo que somos tudo isso de frágil temos nossa forma guerreira de lutar com a vida e conseguirmos ir até onde queremos, é só querer e ir em frente.
.
MAIS UMA NOVA EXPERIÊNCIA
22/09/2010
.
Fomos para Sertãozinho SP para uma nova avaliação com um amigo de meu pai. Ele se chama Dr. Alberto Georges Buttros, é fisioterapeuta com diversas especiallizações e dá cursos sobre Osteopatia, Acupuntura e Reeducação Postural pelo Brasil por mais de 10 anos.
.
Dr. Alberto é mais sincero e me falou tudo que eu precisava ouvir sobre a Escoliose e o tratamento. Fez diversos procedimento comigo que meus pais ficaram bobos de ver os resultados na hora e na nossa frente. Disse francamente que a Escoliose não tem cura, somente se ameniza. Não mentiu para mim. Investigou minha vida desde quando minha mão ficou grávida de mim até hoje. Como me alimento, como me sento, como me sinto, enfim tudo que fui e sou até hoje. Com as primeiras manipulações em meu corpo, Dr. Alberto disse que eu sentiria dores sim, pois o tratamento meu não seria para tirar dores de momento, mas sim para evitar dores no futuro. Não seria tratamento paliativo mas sim de resultados concretos.
.
Meus pais disseram que se dores eu senti depois dos procedimentos é porque mexeu com o problema. Eu também acho isso. Vamos voltar lá dia 07/10/2010, pois o doutor Alberto disse que essa forma de fazer Osteopatia 2 vezes por semana, igual algumas clínicas dizem ser necessário, não adianta nada, pelo contrário, não dá o tempo ideal para o corpo se movimentar pelas manipulações que são feitas. As explicações que o doutor nos deu foi algo impressionante, pois tanto eu como meus pais já pesquisamos muito na internet para saber se estão dizendo ou não a verdade para nós. Estou muito confiante, mais ainda agora, pois a postura do Dr. Alberto é diferente de tudo que ví, sem contar que ele é amigo do meu pai a mais de 25 anos, e conhece muito meu pai rsrsrsrs........
.
Meus pais falam que sempre devemos tirar dúvidas sobre o que falam para nós e eu acho isso certo mesmo. Se não tivesse ficado só com aquele primeiro médico, sem tirar dúvidas com outro, hoje meu tratamento estaria adiantado, para não dizer quase na mesma. 
O interessante é que mesmo sem usar o colete por quase 10 meses, os exames recentes que fiz indicaram que minha escoliose não saiu de onde estava em 2008, ou seja, em 27 graus.
Doutor Alberto disse que esta forma de Escoliose tem este comportamento, ou seja, vai e volta, como efeito sanfona. Isso explica o que nosso primeiro médico não nos disse, pois depois que começei a usar o colete, em 6 meses a curva da escoliose abaixo para 18 graus, e 6 meses depois, mesmo EU USANDO O COLETE, ela subiu para os mesmos 27 graus que está até hoje. Lembrem que nos últimos 10 meses NÃO USEI O COLETE e ela não aumentou mais, ficou na mesma.
.
Acompanhe aqui os próximos passos do meu tratamento.
.
Beijos
Informações do doutor Alberto
Dr. Alberto Georges Buttros
Clínica de Fisioterapia e Reabilitação Energética Muscular - CREM
Avenida Antônio Paschoal, 421, fone (016) 3041-1684
Sertãozinho - SP - E-mail e MSN: beto_buttros@hotmail.com 
.

SEGUNDA SESSÃO Dr. ALBERTO-08/10
.

Fui pela segunda vez fazer as sessões de quiropraxia/osteopatia em Sertãozinho, no Dr. Alberto. Começou tudo bem, ele perguntou se eu havia sentido muitas dores depois da primeira sessão e como eu estava. Eu lhe disse que senti muitas dores de cabeça e no pescoço e ele, então, me informou que é normal e as dores são um sinal de que o corpo esta rejeitando algo de diferente que esta acontecendo. Com suas técnicas manuais, ele coloca minha coluna no lugar e é incrível perceber o quanto muda em tão pouco tempo. Fazia muito tempo que não via e nem sentia meu corpo daquela maneira!
.
Desta vez ele mudou os tipo de exercícios, teve horas que me senti muito mal e com muita dor, mais eu aguentei forte porque sei que elas vão sumir, e essa é uma dor de correção e não da curva comprometendo o meu corpo.
.
Minha cabeça dói muito e meu pescoço também, mas já é bem menos do que da primeira vez. Já estou me acostumando, mas ainda tomo remédios para ajudar a amenizar um pouco.
.
Essas técnicas estão fazendo muito bem para mim, pois estou vendo a melhora em pouco tempo e isso é muito bom para minha alta estima, para o tratamento que esta evoluindo rapidamente de acordo com a resposta que meu corpo esta dando aos movimentos e para minha saúde em si.
Minha dica é: Antes de tomar uma desição precipitada que pode mudar o seu estilo de vida radicalmente, só porque um médico lhe convenceu disso, pense um pouco antes e procure formas diferentes de tratamentos que podem além de diminuir o tempo de sofrimento do paciente, ajudar também a correção mais rápida da curva, porque sabemos que quanto mais tarde mais difícil fica a correção.
.
Eu estou me sentindo muito bem com tudo que esta acontecendo em minha vida hoje e recomendo a técnica a todos...
.
Até a próxima consulta!
.
Beijão


                                                              NOVOS EXAMES-03/2012



Esta aí pessoal, fiz esse novo raio X , no dia 09 de março de 2012!
Meu tratamento esta interrompido pois farei uma cirurgia para reparar uns ligamentos que rompi no meu joelho, com isso não posso continuar o tratamento na coluna enquanto meu joelho não esteja curado!
Um beijão pra vocês! =)

18 comentários:

  1. olá Gabi.
    Fiquei inpressionada com sua história parecer tanto com de uma outra Gabi.
    Uma vitóriosa que conheci a pouco tempo.
    Assim com vc..
    Visite nosso blog e nos siga.
    Toda semana falamos sobre um tema.
    beijo grande.Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Imprecionante como vc retrata bem os pensamentos de quem tem escoliose. Além da jornada do tratamento vem todo o psicológico que se confunde. São tantas expectativas, frustrações, o problema de não aceitar, ter que adaptar a novos costumes, posturas, habitos e ainda ter q ouvir as pessoas dizeram "nossa vc ta meio para o lado, ou vc ta torta" e tem sempre aqueles que insistem em frizar q poderiamos ter feito mais, mas so quem luta com a escoliose junto a familia é que sabe o quanto é complicado todo o tratamento e que sim fizemos tudo que era possivél, agora para alcançar a vitória é acreditar Deus que ele faz o resto.Parabéns vc tem uma mente bem trabalha ajuda bastante! Boa sorte em sua jornada.Tenho escoliose e ja usei o colete, descobrir com 24 graus e fui até 29 da ultima vez tinha voltado aos 24, mas ja comecei tarde o uso do colete, usei 1 ano e meio e to indo fazer a revisão. Mikaele

    ResponderExcluir
  3. olá gabi, vou começar usar o colete agora descobri que estava com 25 graus.
    noa quero usa- ló de jeito nenhum,o meu vai ser aquele que pega em cima do peito e vai ate o quadril tenho muitas duvidas a respeito do colete e esquenta né? aparece na roupa?? encomoda?? to muito triste!!
    me responda por favor!!
    obrigada
    Lu

    ResponderExcluir
  4. olá gabi,estou usando o colete a 1ano e 3meses ,amanhã vou no medico para ver se esta na hora de parar de usar.Fiquei mt feliz com a sua historia e percebi que todas nos somos guerreiras e lindas aos olhos do Pai,espero que dé tudo certo pra vc e pra mim e para todas nos

    ResponderExcluir
  5. Olá gabi
    Eu uso o colete desde o dia 3 de agosto,
    eu considerei a minha pior férias que foi quando eu fiquei sabendo q teria que usá-lo
    Tinho 35 graus e na última vez q eu fui ao médico eu teria q levar o meu raio-x com o colete já estava com 25 (com o colete)
    Dia 8/1 eu irei retornar ao médico com mais um raio-x, espero bons resultados.
    Eu passei(e passo) pelos mesmos medos, sentimentos que vc sentia
    pensava q todos iriam me abandonar, principalmente minhas amigas e amigos, mas pelo ao contrario isso fez eu descobrir quem são os meus amigos de verdade(o que me fortaleceu mais ainda pois todos me apoiam)
    Meu irmão de 17 anos sempre me apoiando e procurando saber mais coisas pela internet
    Pratico natação 2 vezes por semana, fazia dança do ventre(pensava que com a escoliose eu nunca mais poderia voltar a dançar)agora talvez eu vou voltar a dançar, faço alguns esportes na escola que eu adorooo
    Eu me basei no começo da sua história tambem moro em cidade pequena e todos me olham ficam perguntando mas sempre dou volta por cima e levanto a cabeça e explico pois essas pessoas podem se previnirem, percebo pessoas rindo, me chamando de robozinho mas eu as ignoro(e minhas amigas me protegem houheiasha)
    Tenho 12 anos adorei o q voce escreveu e pra quem usa ou for usar não desista isso é para o seu bem.

    ps:gabi quando vc usava o colete vc teve alguns machucadinhos no quadril?
    Se sim como prevenir?
    como era as suas roupas(desculpa a pergunta hihi)

    POR FAVOR RESPONDA
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. meu deus, sua historia é muito parecida com a minha, mais só que eu ja logo comecei meu tratamento com o Dr.Alberto aqui em santos, ele é suuuper atencioso com todos os pacientes, operei e tudo mais, agora ja estou de alta, Graças a Deus deu tudo certo tambem, se quiser conversa cmg adc no msn : laaaisxp_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi gabi, acabei de começar um blog falando sobre esse mesmo assunto, pois também tenho escoliose, luto com ela há 8 anos. Veja no meu blog um pouco sobre o que aconteceu, pois gostei muito da sua história. beijossss.;*
    ps: To te seguindo.

    ResponderExcluir
  8. oii
    eu também criei um blog á pouquinho...
    fala da minha escoliose também...
    com o tempo vou postando coisas novas!

    ResponderExcluir
  9. Ola Gabi! Usei durante 4 anos e meio o colete... no começo, estava com uma escoliose de 35 e outra de 15... no fim, estabilizou uma com 18 e outra com 12... Durante toda minha vida sofri muito com isso, muito mesmo... Até conhecer a quiropraxia! É um tratamento que faço há muitos anos... logo que voou para uma sessao, me sinto nova! Com o tempo as coisas mudam um pouco, mas logo vou pra outra sessao e ta tudo maravilhoso! nao me importo de fazer isso a vida inteira, mesmo porque, nao fiquei com nenhuma sequela (encurtamento de perna e afins) e minha postura é ereta...
    Antes de colocar o colete, estava pronta para uma cirurgia... Depois, perdi anos e anos com um colete que só prejudicou minha vida... Fica a dica, quiropraxia é uma profissão! Pessoas estudam e se formam pra isso... é uma faculdade!
    Hoje, com 24 anos, sou engenheira civil e nunca me senti melhor...

    ResponderExcluir
  10. uso o colete e no comesso da sua história, ela é muito parecida com a minha tenho 11 anos e acho que quero crescer antes do tempo so para minha coluna está desenholvida e eu parar de usar isso. Entendo vc e o fato de te olharem, estava no Rio De Janeiro e tia acabado de ver o cristo e quando olho pra trás 3 meninas coxichando algo do tipo: "olha só akela menina, o que é akilo? ela é muito estranha" quando escuto alguem falando isso ou alguem olhando o meu colete ou n consigo pegar algo, fico com vontade de esmurrar td de quebrar de chutar e de esganar qualquer pessoa ou coisa, sei que preciso me controlar, já pedi para minha mãe comprar aquelas coisas de boxe para bater quando estiver com raiva, para me controlar e n gritar com minha mãe. Economizo no meu cofre, e minha mãe acha que é para comprar besteiras mas eu quero mesmo é isso de boxe para controlar minha raiva.

    ResponderExcluir
  11. oi Gabi...
    eu Tenho Escoliose idiopatica...
    Sempre que vou ao medicos não fico sastifeita com os procedimentos,pois achoq eu tambem deveria tentar o tratamento com o colete...
    Mas eles acham que isso nçao resolveria meu problema...
    Algo que tambem temos em comum é que tambem me apaxonei pela Fisioterapia e penso em seguir essa profisão....
    beijos
    Boa Sorte

    ResponderExcluir
  12. usocoletemilwaukee.blogspot.com sigam!!! e compartilhem sobre o colete; moh

    ResponderExcluir
  13. oi gaby, queria muito conversar com vs mim adc no msn- giulianasales-@hotmail.com
    tenho escoliose , tenho dúvidas que num consigo tirar , por médicos mim confundire'

    ResponderExcluir
  14. oi gabi ..li sua historia..fiquei impressionda.Tenho um filha de 9 anos que acabou de receber esse diaginostico...gostaria mtod e poder conversar contigo. Pois avcho que vc podera me ajudar mto..Pois terei que apoiar mto minha filhota...pois sei que ela tera um dura luta pela frente.Me adiona no seumsn :delaz_santos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Gabi, adorei seu blog, sou mãe de uma menina de 11 anos que acabou de descobrir a escoliose com 34 graus, estamos passando por uma fase muito difícil de aceitação do colete, mas sei que vamos superar. Notei que há um bom tempo você não posta novidades sobre seu tratamento e gostaria muito de saber como esta no momento. Continue postando as novidades pois saiba que ajuda muitas pessoas a se encorajar para enfrentar o tratamento. Abraços...

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabi! Adorei seu blog, acho super interessante falar sobre esse assunto. Também tenho escoliose, mas nunca tive que usar colete, fiz por um tempo RPG e fisioterapia e funcionou, já que a escoliose era leve.

    Beijos, Dry
    http://www.heyohdry.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Olá GABI;
    Sou Fernanda tenho 14 anos e irei em breve (uns 14 dias eu diria) usar o colete... mas nesta fase é muito difícil pois os meus "colegas" de classe são muito criancinhas, e rola aquele monte de apelido estou com muito medo em ter que usar este colete e ser "zuada" na escola.O que eu faço?

    ResponderExcluir